Notícias e Eventos


PCS promove webinar de lançamento do índice que pretende estimular e monitorar os ODS em mais de 700 municípios brasileiros

23 de março de 2021

O Programa Cidades Sustentáveis (PCS) realizará no dia 23/03, das 10h às 11:30 BST, um webinar de lançamento do “Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades – Brasil (IDSC-BR)”.

Se trata de uma ferramenta que vai permitir “mapear, monitorar e avaliar o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em diversas cidades brasileiras.”

Entre as presenças confirmadas para o encontro estão o presidente da SDSN e economista norte-americano, Jeffrey Sachs, e o coordenador geral da PCS, Jorge Abrahão.

Saiba mais aqui

CEBDS faz webinar de lançamento da publicação “Visão Brasil 2050”

19 de março de 2021

 

O Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) realizará no dia 25 de março, de 10h as 11h, o webinar de Lançamento da publicação Visão Brasil 2050, uma agenda renovada e ambiciosa para a ação empresarial, que oferece um mapa do caminho para as empresas contribuírem de forma concreta com uma visão de futuro para uma sociedade mais justa, resiliente e sustentável. 

Inscreva-se aqui

Construído com a participação das empresas, sociedade civil e academia, o processo foi amplo e contou com o envolvimento de mais de 4 mil pessoas. Prezamos por capturar os diversos entendimentos sobre as temáticas, sobretudo, a do setor empresarial. O relatório será um pilar fundamental para as empresas.

Será um grande diálogo entre CEOs sobre a agenda empresarial para o Brasil de 2050.

 

Programação

 

10:00h – 10:10h – Abertura 

 

∙   Marina Grossi, presidente – Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS)

∙   Peter Bakker, presidente – World Business Council for Sustainable Development  (WBCSD)

 

10:10h – 11:00h – Grande Diálogo: AGENDA EMPRESARIAL PARA O BRASIL DE 2050 

 

  • Água e Saneamento – Teresa Vernaglia, presidente da BRK Ambiental
  • Pessoas – Marcos Bicudo, presidente da VEDACIT e Chair do CEBDS
  • Cidades – Jean-Urbain Hubau, presidente da Ticket Log
  • Economia Circular – Thiago Trecenti, presidente da Lwart     
  • Biodiversidade –  Luiz Eduardo Osorio, diretor executivo de relações institucionais e comunicação da VALE
  • Alimentos – Rodrigo Santos, presidente da divisão Crop Science para América Latina da Bayer
  • Energia – Solange Ribeiro, presidente adjunta da Neoenergia
  • Finanças – Luciana Nicola, superintendente de Relações Institucionais, Sustentabilidade e Negócios Inclusivos do Banco Itaú

 

Moderação: Marina Grossi, presidente do CEBDS

Universidade Columbia organiza palestra “The State of the Planet”

1 de dezembro de 2020

Evento contará com a presença do secretário-geral da ONU, António Gutierres

 

 

O World Leaders Forum da Universidade Columbia vai organizar a palestra virtual “The State of the Planet” (“O Estado do Planeta” em tradução livre) no dia 02 de dezembro, das 10h45 ao 12h (BRT). O discursista será o Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Gutierres. A abertura será feita pelo Presidente da Universidade de Columbia na cidade de Nova Iorque, Lee C. Bollinger.

A palestra será transmitida na “UN Web TV” e no canal Columbia University, no YouTube. A opção de legenda automática (closed caption) estará disponível. O evento debaterá crises atuais que envolvem as mudanças climáticas e a perda de biodiversidade. Serão apontadas soluções para reverter o rumo atual de degradação ambiental.

 

Inscrições aqui

Para mais informações, entre em contato com o World Leaders Forum: 212-851-7421 ou worldleaders@columbia.edu.

 

Inscrições abertas para debate sobre “Educação para cidades resilientes”

25 de novembro de 2020

 

O Consórcio ODS vai realizar uma série de debates em inglês sobre o papel da educação no desenvolvimento de cidades e comunidades resilientes no dia 9 de dezembro, de 14h as 15h (BRT). O evento tem como objetivo reunir os principais pesquisadores de sustentabilidade do mundo (membros do Consórcio ODS), convocados pelo Centro para Desenvolvimento Sustentável do Earth Institute. O link para participação será enviado por e-mail no dia anterior ao evento. As inscrições podem ser feitas por aqui

A conversa é um fragmento do evento virtual “Reimaginando a Cidade para o Século XXI“, composto por três partes. Neste dia, especialistas vão apresentar soluções inovadoras para garantir que as cidades se tornem vitoriosas na luta contra as mudanças climáticas, assim como elementos de justiça social que as autoridades municipais devem considerar para projetar e construir um futuro urbano mais justo. Segundo dados da UN Habitat, as cidades e áreas urbanas estão sendo cada vez mais afetadas pela crise climática, seja pelas grandes emissões de gases estufa ou efeitos do aquecimento global. Ainda de acordo com informações da Agência da ONU, as cidades consomem 78% da energia mundial e produzem mais de 60% dos gases responsáveis pelo efeito estufa.

Estão abertas as inscrições para a “Série de diálogos sobre o relatório SDSN: Acelerando a Educação para os ODS nas Universidades”

10 de novembro de 2020

 

As redes nacionais SDSN Canadá e SDSN EUA vão realizar a “Série de diálogos sobre o relatório SDSN: Acelerando a Educação para os ODS nas Universidades” no dia 18 de novembro, de 13h as 14:30h (BRT). O encontro vai esmiuçar o capítulo quatro do guia homônimo, através da apresentação do relatório e de propostas de novas transformações para as instituições. As inscrições podem ser realizadas através do link: https://live.remo.co/e/dialogue-series-on-the-sdsn-repo/register.

O evento contará com a presença do palestrante sênior na MIT Management Sloan School e cofundador do Presencing Institute, Otto Scharmer; da professora da Escola de Saúde Pública TH Chan de Harvard, Wendy Purcell; da diretora executiva do Centro Interdisciplinar de Pesquisa em Operacionalização do Desenvolvimento Sustentável (CIRODD), Sarah Mendelson e da professora associada e decana associada de pesquisa, Amelia Clarke.

O guia “Acelerando a Educação para os ODS nas Universidades” foi preparado em setembro através de uma parceria com a Rede Regional SDSN da Austrália, Nova Zelândia e Pacífico, a Universidade Politécnica de Madri e a Monash University, incluindo contribuições de dezenas de instituições de ensino superior em todo o mundo. 

As instituições de ensino superior possuem um papel decisivo em ajudar a sociedade a alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), inclusive aproveitando suas funções de aprendizagem e ensino para fornecer Educação para os ODS. Neste sentido, o guia oferece abordagens práticas e orientações, demonstrando diferentes formas em que essas práticas sustentáveis podem ser implementadas nas universidades com rapidez e profundidade.

Top